“Monumentos” encontrados em Marte e na lua Phobos intrigam internautas

"Monumentos" encontrados em Marte e na lua Phobos intrigam internautas
“Monumentos” encontrados em Marte e na lua Phobos intrigam internautas (Foto: NASA)

Depois que uma estrutura quadrada encontrada na superfície de Marte viralizou nas redes sociais, internautas trouxeram à tona outro mistério marciano.

+ Ex-diretora da Meta processa empresa e alega de “silenciamento de mulheres” dentro da big tech
+ Estrutura quadrada na superfície de Marte deixa internautas encafifados

Um deles é um “monumento” parecido com um monólito que foi capturado pela NASA na lua Phobos, o satélite natural de Marte. Na imagem, tirada em 1998, é possível ver a estrutura de cerca de 90 metros fincada no chão da lua.

Em 2008, outro monumento semelhante foi encontrado na própria superfície marciana por uma sonda da NASA. Por conta de seu formato incomum, muitos internautas começaram a se questionar sobre a origem das estruturas que não parecem “naturais”.

No ano seguinte, o astronauta Buzz Aldrin, segundo homem a pisar na Lua, falou sobre o tema. “Há um monólito lá, uma estrutura muito incomum. Quando as pessoas descobrirem isso, vão se perguntar: ‘Quem colocou isso lá?’. Bem, o Universo o colocou lá. Se você preferir, Deus o colocou lá”, disse ele à C-SPAN na ocasião.

Para os cientistas da NASA, não existe um grande mistério por trás das estruturas. Sobre o monólito da lua Phobos, eles acreditam que ele seja uma rocha ejetada durante a formação da cratera Stickney. A hipótese é reforçada pela própria imagem da sonda, que mostra outras formações rochosas parecidas na região.

Já o monólito de Marte, a explicação parece ter a mesma base científica. Alfred McEwen, cientista da Universidade do Arizona, explicou ao Daily Mail que formações rochosas retangulares não são raras, podendo surgir devido a uma combinação de processos geológicos, como fraturas tectônicas e erosões.

McEwen ainda ressaltou que acredita que a pedra pode parecer mais “geométrica” do que realmente é por conta da baixa resolução da imagem.

Foto e vídeo: NASA e X @blackvaultcom. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

Back to top